• Promover os ideais de integridade, espírito esportivo e trabalho em equipe entre os treinadores de basquete, profissionais e jogadores por eles treinados;
• Promover a união e relacionamento dos técnicos de basquete em todos os níveis;
• Fornecer serviços aos associados que atendam suas necessidades profissionais e acadêmicas;
• Incentivar os treinadores de basquete a atuarem como agentes comunitários que elevam valores morais, éticos e educacionais, fomentando a prática esportiva como uma das principais ferramentas de inclusão social;
• Esclarecer o público em geral, mídia, educadores institucionais e administradores esportivos sobre o papel dos treinadores no esporte.
A ideia da criação de uma Associação de Técnicos surgiu em 2013, apesar de existirem outras iniciativas, como a APROBAS. Para tanto, um grupo de técnicos e mestres super competentes se reuniram durante dois anos para elaborar a estrutura pedagógica da ENTB e colocá-la em atividade. Nesse período surgiu a necessidade de ter uma representação forte junto às instituições esportivas e do basquete.
A LNB sinalizava que atletas e árbitros já haviam criado suas associações, apenas os técnicos não possuíam ainda. O nome de consenso foi Lula Ferreira, nosso presidente no biênio 2015/2017.
Em Janeiro de 2015 foi formalizada a ATA e o ESTATUTO, já como Pessoa Jurídica. Em Franca-SP, com a presença de aproximadamente 80 técnicos, os primeiros passos foram dados. Nos comprometemos em ajudar o encerramento da APROBAS, devidamente acordado com o presidente Tácito Pinto, que durante anos lutou bravamente para manter a Associação atuante.
Fomos apresentados como representantes dos técnicos a todas as Instituições ligadas ao Esporte: Ministério dos Esportes, CBB, LNB, LBF, COB e FEDERAÇÕES. Nosso grande objetivo era de buscar junto à CBB, a coordenação e realização dos cursos da ENTB. Dentro das nossas possibilidades visitamos boa parte delas. Lula Ferreira foi a todos e reivindicou para que fôssemos vistos e ouvidos por todas.
Hoje temos um representante da ATBB no Conselho de Administração da LNB, temos dois representantes na Assembléia Geral da CBB e um representante no Conselho Administrativo.
Continuamos firmes em nosso propósito!
Carlos Alberto Rodrigues